O macramê é uma técnica milenar que consiste em um trabalho de fios e nós feito totalmente a mão. E são exatamente esses nós que criam as tramas e os desenhos que se formam. É utilizada também agulhas de crochê para colocar as franjas nas peças ou para algum detalhe mais preciso dos fios. O macramê permite uma diversidade na produção das peças, abrangendo diferentes segmentos, que vão desde roupa de cama, mesa, banho a itens de moda e home decor. É só usar a criatividade!
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Para produzir as peças, você pode utilizar linhas próprias para macramê, fitas, barbantes e linhas de crochê. A escolha depende de qual peça será produzida e qual o acabamento você pretende dar a essa peça. E para servir de base para tecer, você pode utilizar um lápis, um pedaço de madeira dentre outros. Se a aplicação for na barra de uma toalha, roupa de cama etc, a própria peça vai servir de âncora. Você também pode utilizar pedrarias, miçangas, sementes e outros enfeites que desejar.
OS PONTOS
Existem 02 pontos básicos no macramê, o ponto festonê e o nó duplo. E esses ainda podem dar origem a outros pontos: o nó josefina, o meio-nó alternante, os nós duplos em diagonal, o nó quadrado e nó chato.
- Ponto festonê: esse ponto é feito com dois fios, no qual um é esticado e o outro se entrelaça a ele, formando um nó lateral, que pode ser mudado conforme o lado do fio que fica sobre o nó.
- Nó duplo: esse ponto é feito com três fio, no qual um fica esticado e os outros dois são trançados em torno dele.
Abaixo você confere um vídeo da nossa oficina de macramê com a presidente da AAFS, Lícia Jorge, ensinando um pouco da técnica. Dá o play.
E aí, curtiu? Que tal colocar em prática e fazer suas primeiras criações utilizando as técnicas do macramê? Aproveita e vai no nosso canal do Youtube que tem 05 videoaulas com orientações de Lícia Jorge para você criar suas próprias peças.
Compartilha com a gente as peças criadas, tá? É só marcar as nossas redes sociais e colocar a #artesanatocomaafs